segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Aspectos físico

O continente africano é amplamente conhecido pelas suas belezas naturais principalmente na vida selvagem.Oque encontramos de imenso neste continente é uma diversidade física e sócio-econômica.A África ,é o terceiro maior continente da terra, ocupa,com as ilhas adjacentes, uma superficie de cerca de 30.330.000km2 ou 22% do total da massa terrestre.A África pode ser dividida em três regiões: o planalto setentrional,central e meridional e as montanhas do leste. Em geral, a altitude do continente aumenta de noroeste para sudeste.

A hidrografia africana é formada em geral por rios de planalto, apresente marcante diversidade de situações. Importantes rios como Zambeze e o Orange atravessam os altos platôs da Àfrica austral desembocando no ídico ou Atlântico. Na África Equatorial, o Rio Congo forma a imensa bacia que sustenta a floresta Pluvial.O Nilo,o mais importante dos rios africanos nasce no Lago Vitória e percorre ecossistemas cada vez mais secos, até atravessar o Saara e desembocar no mediterrâneo.
Principal rio da África do Sul, o Orange, atravessa um território extremamente árido, apresenta ao longo do seu curso grandes regiões irrigadas, criadas por barragens e canalizações.

África: cinco regiões num continente

Ao visualizar um mapa da África, pode-se ver que dividir o mesmo por regiões a partir de sua localização especial nos sentidos Norte, Sul, Leste e Oeste é bem possível.Dessa forma, classifica-se o contenente em cinco regiões distintas quanto a sua posição geográfica: Norte da África, Oeste da África,África Central, Leste da África e Sul da África.

Nenhum comentário: